quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comunicação Interna: "bem fazer bem"!


Você sabe o que Comunicação Interna? Ela é o meio pelo qual podemos disseminar as ações e os valores de uma empresa. É com ela que as grandes empresas valorizam seus funcionários, por meio da informação e transparência que essa prática traz para a empresa. A partir daí, podemos entender que a CI é algo muito importante, senão fundamental nas empresas de hoje e sempre!
Como primeiro exemplo, a Natura. Ela é referência quando falamos de cosméticos no Brasil, porém se falarmos de Comunicação Interna, descobrimos que a Natura também é muito lembrada.
Não sabia? Acompanhe as próximas linhas e descubra como a Natura e outras empresas, podem ser um exemplo de comunicação interna de sucesso.
            Hoje em dia, a Comunicação Interna da Natura está sob o guarda-chuva de Recursos Humanos, porém mesmo com essa condição o departamento de CI participa de todas as decisões estratégicas da empresa e procura incutir nos funcionários a sua ideologia. Desde a criação, a Natura é uma empresa ligada ao conceito sustentável. Por isso, o departamento de comunicação da empresa tem como desafio diário imprimir em toda sua comunicação – desde a mais simples como um e-mail até a mais complexa, um artigo assinado pelo presidente – o valor central da instituição: a responsabilidade socioambiental.
            A Natura já ganhou diversos prêmios na área de Comunicação de instituições reconhecidas e respeitadas na área como a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Prêmio Comunicação – da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), o prêmio Lápis de Oro – na Argentina e o prêmio Comunique-se. Todos esses prêmios deram a Natura um grande destaque na forma e na maneira com que a empresa lida com a CI.
            Outra empresa que se destaca por suas habilidades em conduzir a Comunicação Interna é a Unilever.
            Todos, de uma forma ou de outra, conhecem e admiram essa empresa. Ela está presente na maioria dos produtos que utilizamos, como maquiagens, cremes hidratantes, perfumes e etc. E por que será que ela chegou a esse nível de presença e atuação no mercado? Claro, não foi apenas por sua ótima gestão de Comunicação Interna, mas, pelo fato de o departamento de Comunicação também estar presente nas decisões estratégicas da empresa, assim como a Natura.
Percebe como a comunicação pode ser um meio bastante eficiente e promissor? É...a comunicação pode não ser peça chave em uma empresa, é bem verdade, mas...pode ser peça fundamental para tocar o barco para frente, até atingir o sucesso, além de ajudar a mantê-lo com eficiência e verdade.
Quer saber mais sobre a Natura e a Unilever? Para conhecer um pouco mais das empresas e como cada uma gere sua comunicação interna, acesse os links abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário