sábado, 27 de outubro de 2012

Vai uma Política de Comunicação Interna aí?


Dentre as diversas opções do cardápio da casa, hoje degustaremos e aprenderemos sobre a importância da aplicação de uma política de comunicação interna, cujo significado pode ser definido como uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, por meio do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis.
Para sobreviver ao mundo corporativo, é fundamental estabelecer normas de comunicação, evidenciando a importância de se comunicar com uma linguagem clara, comum, objetiva e acessível a todos. Esses critérios possibilitam reduzir a incerteza e alienação dos funcionários, desenvolvendo-os e motivando-os, a fim de conquistar um propósito comum.
Confira abaixo alguns dos principais objetivos da política de comunicação interna:

• Atenuar os conflitos e estimular o diálogo e a troca de informações;
• Criar e manter espaços abertos às ideias, críticas e sugestões em todos os níveis, dentro do espírito de que a informação é um direito e um dever de todos;
• Consolidar a identidade e valores da empresa;
• Mobilizar, motivar e integrar o colaborador por meio da criação de um clima que favoreça o bem-estar de todos;
• Estabelecer uma linguagem única a fim de reduzir ao mínimo, o ruído da comunicação.

As premissas apresentadas relacionam-se com a simetria de duas mãos de Grunig, cujo objetivo é alcançar a compreensão mútua entre os interesses da organização e de seus públicos.
Cada funcionário participa da construção da imagem e reputação da sua própria empresa. Por isso, é de extrema importância guiá-lo com uma política de comunicação adequada e coerente com a cultura organizacional, proporcionando benefícios mútuos e consequentemente, garantindo o sucesso da empresa.

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