Uma campanha de comunicação interna pode
ser direcionada a diversos públicos de uma empresa. Assim como em um mundo
corporativo, no boteco também temos pessoas responsáveis pelo departamento de
comunicação. Vamos imaginar que o garçom seja um comunicador da empresa e ele
tem o desafio junto com outras áreas específicas (no caso outros garçons, o
cozinheiro, etc..) de em uma mesma campanha interna (que será a comunicação
dentro do boteco) atingir o seu público alvo: os clientes que estão freqüentando
o bar, seu público interno. O desafio que ele irá encontrar no decorrer da
noite é fazer com que cada um entenda a mensagem-chave por trás dessa
ferramenta que a campanha de comunicação interna é.
Temos que lembrar que, para resolver este
problema muitas vezes a solução não vem só dos responsáveis pela comunicação e,
sim, de cada um que faz parte da empresa. Hoje, as pessoas têm muita
dificuldade em escutar uns aos outros e acham que o erro ou a falta de
compreensão parte do outro e não dele mesmo.
Nem tudo o que transmitimos é recebido da
maneira proposta. É ai que entram os famosos gaps da comunicação dentro das
organizações. Os ruídos ocorrem quando não analisamos todas as interpretações
possíveis do que estamos transmitindo, portanto, nosso “produto final” não é
captado. O garçom desatento, com pouca memória e sem motivação torna o ambiente
uma difícil comunicação. O cliente não consegue receber a mensagem-chave (que
seria consumir) uma vez que o garçom não consegue transmitir sua intenção (servir).
Sendo assim, dentro de uma organização, se
faz necessário aplicar pequenas pesquisas direcionadas a todos da empresa, além
de ouvir reclamações e sugestões que são um bom passo para receber um feedback
e reeducar cada um nesta questão. No caso em questão um treinamento que envolva
a motivação é uma solução viável. Os veículos para comunicação interna são
ferramentas para ajudar a disseminar nossas ideias, e quebrar barreiras entre
os colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário