quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Oi??



              Uma campanha de comunicação interna pode ser direcionada a diversos públicos de uma empresa. Assim como em um mundo corporativo, no boteco também temos pessoas responsáveis pelo departamento de comunicação. Vamos imaginar que o garçom seja um comunicador da empresa e ele tem o desafio junto com outras áreas específicas (no caso outros garçons, o cozinheiro, etc..) de em uma mesma campanha interna (que será a comunicação dentro do boteco) atingir o seu público alvo: os clientes que estão freqüentando o bar, seu público interno. O desafio que ele irá encontrar no decorrer da noite é fazer com que cada um entenda a mensagem-chave por trás dessa ferramenta que a campanha de comunicação interna é.

              Temos que lembrar que, para resolver este problema muitas vezes a solução não vem só dos responsáveis pela comunicação e, sim, de cada um que faz parte da empresa. Hoje, as pessoas têm muita dificuldade em escutar uns aos outros e acham que o erro ou a falta de compreensão parte do outro e não dele mesmo.

            Nem tudo o que transmitimos é recebido da maneira proposta. É ai que entram os famosos gaps da comunicação dentro das organizações. Os ruídos ocorrem quando não analisamos todas as interpretações possíveis do que estamos transmitindo, portanto, nosso “produto final” não é captado. O garçom desatento, com pouca memória e sem motivação torna o ambiente uma difícil comunicação. O cliente não consegue receber a mensagem-chave (que seria consumir) uma vez que o garçom não consegue transmitir sua intenção (servir).

            Sendo assim, dentro de uma organização, se faz necessário aplicar pequenas pesquisas direcionadas a todos da empresa, além de ouvir reclamações e sugestões que são um bom passo para receber um feedback e reeducar cada um nesta questão. No caso em questão um treinamento que envolva a motivação é uma solução viável. Os veículos para comunicação interna são ferramentas para ajudar a disseminar nossas ideias, e quebrar barreiras entre os colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário