segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Puxa uma cadeira: Entrevista com Raquel Cambauva Leite


No post de hoje, batemos um papo com Raquel Cambauva Leite, graduada em Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero em 2009. Atualmente, Raquel é Analista Pleno de Comunicação do Instituto Votorantim e, em sua entrevista, dá uma porção de dicas para o pessoal que está iniciando sua vida profissional. Confira:



Qual a principal diferença entre a sua atuação profissional antes e depois de formado?
A diferença é bem simples: antes da formação seria muito mais difícil desempenhar funções de comunicação do que após a aquisição do conhecimento que a academia te proporciona. Outro ponto importante é a experiência, o estágio, que precisa andar lado a lado da formação. Na minha opinião, existe uma grande diferença entre os que partem para o mercado para colocar em prática todo este conhecimento e os que não o fazem.

Como era a sua postura como estagiário? E agora, como efetivo?
Sempre fui muito comprometida e responsável. É claro que com o passar do tempo você vai amadurecendo, colhendo aprendizados e sua postura no trabalho vai mudando, porém, sempre tive a consciência de que minha postura como estagiária é que me levaria a ser uma efetiva, portanto, nunca fiz essa diferenciação, sempre trabalhei pra valer.

Você se sentia preparado quando assumiu um cargo de maior responsabilidade?
Sim, me sentia bem preparada. Durante a faculdade fiz quatro estágios, dois em agências de comunicação, uma bem focada em assessoria de imprensa, estagiei em instituição do poder público e depois fui trabalhar com comunicação empresarial, em uma indústria de grande porte. Além disso, fizemos um projeto experimental para uma empresa de consumo, com uma área de marketing muito forte. Foi uma experiência bem diversa e que me deu muita segurança para assumir qualquer desafio.

Conte como suas experiências durante a faculdade ajudaram a te tornar um bom profissional.
A faculdade é um ambiente de teste e aperfeiçoamento, em todos os sentidos. Você pode testar suas habilidades pessoais, de trabalho em equipe, de lidar com pressão e prazos, de liderança, e também suas habilidades técnicas, de fazer um bom plano de comunicação, de ter ideias criativas, etc. No mercado de trabalho já não é possível testar nada, é tudo de verdade e tem que dar certo. Esse é o melhor ganho que a faculdade pode trazer para qualquer profissional, o de fazer, errar, aperfeiçoar e fazer tudo novamente, e, assim, aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário