sábado, 10 de novembro de 2012

Por dentro do Boteco: Motivação - Campanha Kraft Foods Brasil



No mundo corporativo, as mudanças ocorrem em um ritmo alucinante. Atualmente, a valorização do capital humano é essencial para manter as corporações mais competitivas, e o engajamento dos colaboradores é uma parte muito estratégica desse processo e por isso campanhas são cada vez mais associadas à comunicação interna. Em linguagem de dia de semana: garçon engajado leva a cerveja mais rápido e ela chega geladinha na boca do cliente, que nem pensa em ir no boteco ao lado.

Agora papo sério pra estudar um case de motivação dos funcionários...

Em 2008, a Kraft Foods, multinacional do ramo de alimentos, se percebeu num momento complicado em seu relacionamento com o público interno. A troca de presidente três vezes em um ano, entre outras mudanças, desmotivou os funcionários e os afastaram da liderança e dos objetivos da empresa.

A Comunicação da Kraft sentiu a necessidade de desenvolver um planejamento que engajasse o público interno, que os guiassem para os objetivos de negócio da empresa. O plano de ações criado considerou como estratégia central a participação ativa das pessoas. Para isso, foi desenvolvida uma campanha de quatro fases – Inspiração, Participação, Evento e Concurso.

Na fase Inspiração, para disseminar os valores e estratégias corporativas da empresa, a campanha iniciou-se com a divulgação de vídeos que contavam histórias dos próprios funcionários da Kraft – um dos depoimentos da série foi do presidente da companhia.
Em seguida, na Participação, foi lançado um hotsite que explicava o conceito da campanha “Tô no jogo”. O portal se dividia entre jogos e mensagens corporativas importantes que deveriam ser incorporadas pelos colaboradores. O hotsite inaugurou um novo momento na companhia ao se tornar um canal aberto a perguntas dos empregados, que eram respondidas rapidamente pela diretoria.

A fase seguinte foi um evento realizado em um ginásio que reuniu todos os funcionários da Kraft para comemorar os bons resultados da empresa e a nova fase na comunicação interna na qual ela entrava. Para finalizar, houve o concurso de histórias e reconhecimento.

Buscando uma comunicação diferenciada para garantir uma mudança radical de cenário de motivação, a campanha foi vencedora do Prêmio Aberje 2009, na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno.

Referências:
http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2009/

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